Cazenga – A secretária de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Francisco Coelho, considerou esta quinta-feira, em Luanda, fundamental o envolvimento de todos os sectores na criação de um ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável.
Segundo a dirigente, é necessário abordar questões cruciais a nível de toda a sociedade, incluindo governo, organizações não governamentais e parceiros, para o bem do ambiente.
A secretária falou no workshop alusivo ao 10º aniversário da Associação das Mulheres Marítimas, Portuárias e Actividades Conexas de Angola (AMMPACA) que serviu para apresentação de dois projectos ligados ao meio ambiente, concretamente PEAMPA e KAMBAMER.
Segundo a governante, todos têm um papel a desempenhar na promoção e salvaguarda do meio ambiente.
Por isso, apelou a protecção do ambiente com accões simples, desde a deposição dos resíduos sólidos em locais adequados à promoção de campanhas de limpeza.
O evento sobre a mulher e as acções climáticas decorreu sob o lema "Mulheres do Mar, Guardiãs do ambiente Marinho”.
Na ocasião, a presidente da AMMPACA, Maria Faustino, falou da necessidade de preservação do ambiente.
A AMMPACA tem 1600 associadas em 15 cooperativas, nas províncias de Cabinda, Zaire, Benguela, Namibe, Bengo, Cuanza-Sul e Luanda. Completa o seu 10º aniversário no dia 15 de Abril.
O encontro, com duração de um dia, abordou a gestão de projectos ambientais no contexto de Angola, educação ambiental marinha para as mulheres, a participação da mulher na redução dos plásticos nos oceanos, entre outros temas. PLA/OHA