Saurimo - Quatrocentos e 60 postes de iluminação pública, interligados no sistema fotovoltaico, foram instalados nas principais vias de Saurimo (Lunda-Sul), no ano transacto, com vista a proporcionar segurança no período nocturno, para além de evitar a vandalização dos mesmos.
Trata-se das vias do condomínio dos sete cunhas/Muagueji, rotunda do Txizainga/ 4 de Abril, bairro da Juventude e a Unidade da PIR, Santo António.
Igualmente zona adstrita a cemitério do 14, rotunda da Centralidade, 4 de Abril/Bombas da Fina, Comando dos bombeiros/aeroporto Deolinda Rodrigues.
A informação foi hoje, quinta-feira, avançada à ANGOP, pelo director do Gabinete Provincial de Infraestruturas e Serviços técnicos da Lunda Sul, Félix Manassa.
Realçou que a aposta do governo no sistema fotovoltaico visa evitar os actos de vandalismo que têm criado prejuízo avultados aos cofres do Estado.
Explicou que o sistema apresenta alguma complexidade o que dificulta a sua vandalização com facilidade, diferente dos anteriores de betão e madeira, que foram todos vandalizados com os cabos e as luminárias.
Sem revelar orçamento, o responsável fez saber que o projecto enquadra-se no âmbito do protocolo entre o Governo da Lunda-Sul e a Sociedade Mineira de Catoca.
Felix Manassa frisou que a aposta neste sistema vai de certa forma economizar também a energia das centrais térmicas.
Ressaltou ainda que os postes de madeira serão descartados por não oferecerem segurança, atendendo a corrosão na base causada pela humidade, enquanto os de betão estão a ser aproveitados, atendo as suas vantagens no que toca à manutenção.
Fidel Manassa assegurou que outras vias da cidade de Saurimo, também serão contempladas com o projecto de iluminação pública no decurso deste ano. MG/JW/SEC