Luanda – A melhoria do saneamento básico, da distribuição da energia eléctrica, da água potável e das vias de acesso constituem as prioridades da Administração Municipal do Hoji Ya Henda, para a resolução dos problemas sociais e económicos dos munícipes.
A informação foi prestada pelo administrador municipal do Hoji Ya Henda, José de Oliveira Bastos, durante a cerimónia de empossamento de responsáveis desta circunscrição que foi elevada à categoria de município, na sequência da nova divisão político-administrativa de Angola.
Segundo o responsável, os problemas deste município e da província de Luanda são transversais, mas contam com o apoio da população, no quadro de uma governação inclusiva.
“O município é novo, acaba de ser criado e tem muitos desafios ligados ao saneamento básico, energia, água e vias de acesso. São esses os problemas que vamos atacar como prioritários”, disse o responsável.
Sobre a problemática das enchentes em tempo de chuva, José Bastos referiu que a solução definitiva passa pela requalificação total dos bairros, situação condicionada pela componente financeira.
O Hoji Ya Henda fazia parte do município do Cazenga, cujo plano de requalificação, iniciado em Março de 2011, implicava a alteração completa de uma zona degradada para uma renovada com várias infra-estruturas, desde hospitais, centros de saúde, creches, campos de jogos, escolas, institutos, habitações do tipo T3, T4, T5, entre outras.
O projecto contemplava vias rodoviárias, rede de abastecimento de água, esgotos e drenagens fluviais, subestações eléctricas, rede de média e baixa tensão, de iluminação pública, telecomunicações, assim como estação de tratamento e bombagem de água e espaços verdes.
Aos empossados, o administrador pediu maior atenção aos problemas da população, assim como rigor, coragem e compromisso no desempenho das suas funções.
“Os desafios não são novos para essa equipa composta por pessoas com vasta experiência e que vão criar condições de vida para a população”, reforçou.
José Bastos conferiu posse a Celmira Lima, Chefe do Gabinete do Administrador, Jelson de Jesus, Assessor do Administrador, Joaquim Neto, secretário-geral da Administração, António Capingana, director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística da Administração, e Ismael Cacoma, director do Gabinete Jurídico, Intercâmbio e Apoio às Comissões de Moradores da administração.
Foram também empossados os directores Sérgio Lima (do Gabinete dos Recursos Humanos), Divaldo Gomes (Comunicação Social), Euridice Baltazar (Educação), Maria António (Saúde), Orlando Mavuzana (Promoção do Desenvolvimento Económico Integrado), Beatriz Victor (Turismo e Cultura), entre outros. ACS/OHA