Luanda - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com a assistência da Agência Internacional Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), realizou, segunda-feira, em Gaberone, Botswana, um evento conjunto destinado a comemorar os 16 Dias de Activismo contra a Violência Baseada no Género (VBG) e a proceder ao lançamento do Kit de Recursos Revisto sobre a Integração da Perspectiva de Género da SADC.
A embaixadora de Angola no Botswana Beatriz Morais, na qualidade de Presidente do Grupo de Embaixadores da SADC, procedeu ao lançamento oficial do Kit de Recursos Revisto sobre a Integração da Perspectiva de Género da SADC.
Na ocasião, Beatriz Morais afirmou que o Kit foi aprovado pelos Ministros da SADC responsáveis pelos Assuntos de Género e da Mulher.
“Trata-se de um kit de recursos que chega no momento oportuno e que contribuirá bastante para orientar os esforços da região, com vista a uma melhor planificação e tomada de decisões receptivas à perspectiva de género baseadas em evidências, rumo à concretização dos direitos e escolhas das mulheres na região.
Referiu que a integração da perspectiva de género foi adoptada no plano internacional como estratégia destinada à concretização da igualdade de género que se procura alcançar.
O evento realizado no formato híbrido, contou com a presença da Secretária Executiva Adjunta da SADC para os assuntos Corporativos, Judith Kateera, de representantes do Governo do Botswana, Embaixadores dos Países da SADC, Membros do Corpo Diplomático acreditado em Gaborone e altos funcionários da Organização.
O lema da Campanha de 16 Dias de Activismo Contra a Violência Baseada no Género, edição 2023, é: «Investir na Prevenção da Violência contra as Mulheres» e centra-se na importância do financiamento de diferentes estratégias de prevenção da VGB para impedir a ocorrência, em primeiro lugar, da violência. Por outro lado, promove ainda o combate à pobreza e o reforço do financiamento para a consecução da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas. ART