Dundo - A Estação Sísmica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) do Dundo, na Lunda-Norte, está fora de serviço desde a madrugada desta segunda-feira devido ao roubo de dois painéis solares.
O facto foi confirmado pelo chefe do departamento provincial do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) na Lunda-Norte, Filipe Manique.
O responsável sublinhou que o roubo foi praticado por três meliantes não identificados, que, armados com catana, ameaçaram de morte o segurança em serviço.
Assegurou que os órgãos de defesa e segurança estão a investigar o caso para possível recuperação dos painéis e detenção dos meliantes.
Segundo o responsável, com a estação fora de serviço, será impossível obter, por exemplo, informações sobre a localização precisa de um terremoto (epicentro), sua profundidade, energia liberada, o mecanismo gerador do abalo, e o meio que as ondas percorreram para chegar ao local onde foram geradas até ao sensor que as detectou.
Angola conta, actualmente, com uma rede sísmica composta por cinco estações, constituídas por sensores de última geração que ajudam a transmitir em tempo real para o servidor central do INAMET informações de movimentação da crosta terrestre (placas tectónicas), distribuídas pelas províncias do Bengo, do Cuanza-Sul, da Lunda-Norte, do Moxico e da Huíla.
Os sensores tecnológicos possibilitam o monitoramento sísmico, instigando a preservação de vida e o apoio aos diferentes sectores socioeconómicos, em especial ao de construção civil.HD