Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Sector de energia no Bié ganha robustez

     Sociedade              
  • Bié • Terça, 31 Dezembro de 2024 | 16h38
Ministro João Baptista Borges, acciona botão da barragem de Camacupa
Ministro João Baptista Borges, acciona botão da barragem de Camacupa
Pascoal Bernardo

Cuito – A província do Bié vai registando, nos últimos anos, um crescimento significativo em todos os sectores, com realce para o da energia, que este ano viu entrar em funcionamento a barragem hidroeléctrica de Camacupa.

Outro marco este ano foi a entrada do município do Chinguar à rede eléctrica nacional, através da subestação do Cachiungo (Huambo).

Com esses e outros projectos levados a cabo nesta região do centro do país, o número de consumidores também vai aumentando, assim como o sentimento da segurança pública, em função da iluminação pública.

Por exemplo, em toda província do Bié, a ENDE controla acima de 49 mil consumidores, mais 23 mil em comparação há dois anos, fruto da expansão da rede eléctrica que as autoridades levam a cabo.

A barragem de Camacupa, inaugurada em Julho do ano em curso, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, tem capacidade de 1.8 megawatts e está abastecer corrente eléctrica a toda sede deste município, com mais de duas mil ligações domiciliares, numa primeira fase.

Esta empreitada custou mais de 16 milhões de euros, sob tutela do Ministério de Energia e Águas.

As obras contemplaram, igualmente, a construção de redes de média e baixa tensão e iluminação pública, com uma linha de transportação de 60 quilowatts, bem como a instalação de três grupos geradores, que estão produzir cerca de 1.500 quilowatts.

Já no município de Catabola foi construída uma subestação de energia vinda de Laúca, que deverá entrar em funcionamento em 2025, assim como está em fase de conclusão a construção da linha de transportação, para interligar com barragem de Camacupa, na rede nacional.

Chinguar na rede nacional

O ciclo de escuridão no município do Chinguar chegou ao fim, com a ligação desta municipalidade à rede eléctrica nacional, através da subestação do Cachiungo (Huambo), da energia vinda de Laúca, empreendimento inaugurado no dia 14 do mês corrente.

“A interligação dos municípios do Cachiungo e Chinguar representa uma conquista muito importante, pelo facto de nunca antes as duas localidades terem energia do sistema eléctrico nacional, dependendo apenas de geradores”, enalteceu, na altura, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Com a abertura desta infra-estrutura, esta região ganhou quatro Postos de Transformação (PT), com capacidade de 3.5 megawatts, para assistir um total de duas mil e 480 famílias e 180 postes de iluminação pública.

Esta subestação de 220/30 KV, que interliga as duas localidades, foi construída de Janeiro a Dezembro deste ano, com potência instalada de 20 MVA.

No âmbito do projecto, foram ainda instalados 15 Postos de Transformação (PTs) de 160 a 30/0,4 kVA, 600 novos pontos de iluminação pública.

O município do Chinguar, com uma extensão de três mil 54 quilómetros quadrados, possui uma população acima de 180 mil habitantes, de acordo com o Censo Geral da População realizado em 2014.

Desafios: Energia 24/24 em todos municípios do Bié até 2027

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, garantiu o fornecimento de energia eléctrica 24/24 em todas as sedes municipais da província do Bié, até 2027, sem recurso a geradores.

Nos municípios de Catabola e Camacupa, o ministro assegurou que o sistema de interligação está em construção a partir do Cuito, com previsões de conclusão em Março do próximo ano.

Já o Cunhinga, Andulo e Nharêa vão também em Março próximo conhecer o arranque do processo de interligação da energia da rede nacional.

No Cuemba e Chitembo serão construídos sistemas solares.

“Até 2027, todas as sedes municípios do Bié terão energia 24 sobre 24 horas sem geradores”, garantiu o governante.

A energia de Laúca já beneficia, há mais de um ano, a população da comuna de Chipeta, em Catabola, a 25 quilómetros a Leste do Cuito, após estar privada há 35 anos.

O projecto, onde foi instalado um Posto de Transformação (PT) de 250 KVA e 140 postes de iluminação pública, abrange nesta comuna 200 ligações domiciliares, das mil e 200 previstas.

A província do Bié recebe, desde Março de 2019, 80 megawatts provenientes da Barragem de Laúca (Malanje).

Só a energia de Laúca, por exemplo, permitiu instalar 80 megawatts no Cuito, quando a demanda é de apenas 20 MW, o que tem permitido ao Ministério da Energia e Águas levar a cabo o processo de interligação dos municípios do Bié, a curto-prazo.

Central Fotovoltaica do Cuito poderá arrancar em 2025 

A central fotovoltaica da cidade do Cuito, capital da província do Bié, com capacidade de 14. 6 megawatts, deverá entrar em funcionamento em 2025, visando reforçar o sistema eléctrico desta região e melhorar a distribuição da corrente às famílias. 

A informação foi avançada, recentemente, pela governadora do Bié, Celeste Adolfo, na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano.

As obras da central fotovoltaica do Cuito já estão concluídas. JEC/PLB





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+