Cuemba – O fornecimento de água potável às famílias do município do Cuemba, na província do Bié, poderá voltar ao normal, com a aquisição, nos próximos dias, do material de reposição do sistema de bombagem, que se encontra avariado há três meses.
A garantia foi dada, esta quinta-feira, pela administradora municipal do Cuemba, Maria Madalena da Silva, que inspeccionou o funcionamento do sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável.
Assegurou que as autoridades prevêem superar já esta problemática dentro de alguns dias, por estarem a trabalhar em parceria com o Governo da província e a Empresa de Saneamento Básico e Águas do Bié, para a aquisição de novas bombas.
Este sistema de água potável, que entrou em funcionamento em 2019, tem capacidade de abastecer mais de mil e 800 famílias, 24 horas ao dia, mas, devido à avaria, tem registado restrições, com um fornecimento de apenas três horas ao dia, para pouco menos de 800 residências.
Ouvidos pela ANGOP, a população desta região solicitou rápida recuperação do sistema, na medida em que enfrenta escassez deste líquido.
Como alternativa, os cidadãos têm consumido água imprópria, retirada de rios, lagoas e poços, o que representa risco à saúde pública.
Ainda no princípio desta semana, esta municipalidade, que dista a 162 quilómetros do Cuito, capital da província, voltou a beneficiar de corrente eléctrica, três meses depois, com a instalação de um novo grupo gerador de mil KVA.
O equipamento foi adquirido pelo Governo da província, em parceria com a Administração Local do Estado.
O Cuemba tem mais de 72 mil habitantes, na sua maioria camponeses. JEC/PLB