Moçâmedes - Os restos mortais do antigo jornalista da Rádio Nacional de Angola (RNA) Alves António foram, esta segunda-feira, a enterrar no cemitério municipal de Moçâmedes, província do Namíbe.
Alves António morreu quarta-feira, em Luanda, aos 78 anos de idade, por doença.
Durante o acto fúnebre, ex-colegas, amigos e familiares destacaram as qualidades e o empenho do inditoso em prol da comunicação social angolana.
Segundo o governador provincial do Namibe, Archer Mangueira. Alves António exercia as suas funções com bastante dedicação, humildade e transparência.
“Fomos companheiros de várias missões porque, durante algum tempo, ele foi repórter da Rádio Nacional que acompanhava as caravanas presidenciais e as sessões do Conselho de Ministros. Como sabe, fui durante muitos anos assessor económico do ex-Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, e tivemos muitos momentos juntos. Era uma pessoa muito activa na comunicação social, muito oportuna e informava com verdade”, afirmou o governador.
Por seu turno, o ex-director da Rádio Namíbe, Joaquim Gonçalves, considerou Alves António como um profissional que colocava em primeiro lugar o trabalho.
“Era daqueles profissionais que o trabalho era o mais importante e considerava o tempo a coisa mais preciosa para que a informação chegasse em tempo real”, realçou.
Numa mensagem, o Gabinete Provincial da Comunicação Social lembrou que Alves António iniciou a sua carreira no Namíbe, demonstrando, desde cedo, a sua paixão e compromisso com o jornalismo.
“Ao longo da sua trajectória contribuiu significativamente para o fortalecimento da comunicação social no pais. De igual modo, dedicou-se a outros órgãos de informação sempre destacando-se pelo seu profissionalismo, rigor e ética”, leu-se na mensagem.
Natural da província da Huíla, Alves António foi admitido nos quadros da RNA aos 12 de Setembro de 1987 como jornalista-colaborador na Rádio Namibe.
Durante o seu percurso na estação de rádio, o malogrado destacou-se em vários momentos da história de Angola, com realce para a cobertura do processo de paz.
Ainda na RNA, o inditoso desempenhou os cargos de chefe da redacção política e do secretariado da Direcção de Informação, assim como director da Rádio Huíla.
Foi também quadro da Agência Angola Press (ANGOP), tendo exercido a função de delegado provincial do Namibe.
Alves António foi homenageado, em 2014, pelo corpo de júri do Prémio Maboque de Jornalismo, em reconhecimento pela sua dedicação à profissão, sendo uma fonte de inspiração às novas gerações.FA/MCN