Cuito - Os restos mortais do bispo da Diocese do Bié, Dom José Nambi, foram a enterrar na tarde desta sexta-feira, no Cemitério Municipal do Cuito.
Antes, o corpo foi velado na Sé Catedral, de onde partiu o cortejo fúnebre, numa cerimónia presenciada pela secretária para os assuntos sociais do Presidente da República, Fátima Viegas.
Estiveram ainda presentes fiéis de várias denominações religiosas, deputados, membros do governo provincial, políticos e sociedade civil.
Dom José Nambi morreu aos 73 anos, na passada segunda-feira, vítima de doença, no hospital Dr. Walter Stranguay.
Um dia antes, no domingo, ainda celebrou uma missa, tendo na madrugada de segunda-feira passado mal e levado à referida unidade hospitalar, onde veio a falecer, não resistindo a uma complicação cardíaca.
O bispo sofria de diabetes, tendo-lhe sido diagnosticada uma "cetoacidose diabética”, que lhe provocou uma parada cardíaca irreversível.
Nascido em Benguela, José Nambi assumiu o cargo de bispo da diocese do Cuito/Bié em 1997, sucedendo a Pedro Luís António.
O vice-presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), Dom Estanislau Chindecassi, pediu a comunidade biena e não só para se lembrarem de Dom Nambi como um homem de paz e esperança, que tudo fez para unir os povos.
Durante o acto, foram lidas ainda mensagens da vice-presidente da República, do Governo da Província do Bié, do núncio apostólico e de várias instituições, todas enaltecendo a figura de Dom José Nambi.