Luanda - Os restos mortais do antigo vocalista do conjunto Jovens do Prenda, Augusto João Luís (Augusto Chacaya), já repousam no cemitério da Santa Ana, em Luanda.
Antes do funeral, realizou-se uma missa de corpo presente no Centro Recreativo e Cultural Kilamba que contou com familiares, colegas, amigos e admiradores.
Durante as exéquias, foram lidas mensagens de condolências do Governo Provincial de Luanda, Cooperativa dos Jovens do Prenda, União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA).
As instituições reconheceram o contributo e qualidade deste músico e compositor angolano.
Foi ainda referenciada a trajectória do malogrado, com passagem assente em conjuntos como os Kinas, Dicanzas, Estrelas, Nacional, Azes e Jovens todos do Prenda, deixando um legado imensurável na história musical de Angola.
Segundo o seu contemporâneo Maneco Vieira, antes da morte, Augusto Chacaya trabalhou em dois álbuns inéditos, com o conjunto Jovens do Prenda e outro a solo, a serem lançados ainda este ano.
“Foi uma perda irreparável para a cultura nacional, uma vez que ele soube emprestar a sua voz aos Jovens do Prenda em momentos menos bons do conjunto”, sublinhou.
Augusto Chakaya nasceu a 18 de Março de 1951, em Luanda. Foi uma das vozes emblemáticas do conjunto musical Jovens do Prenda, nas décadas de 1980 e 1990.
O músico foi conhecido pelas interpretações de "Sandra”, "Samba Samba”, "Santa Yami”, "Makamé”, "Aubé”, entre outros temas que marcaram décadas. ANM/OHA