Cuito - Os restos mortais da ex-deputada Amélia Calumbo Quinta, falecida sábado último, em Luanda, por doença, no Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento, foram a enterrar na tarde desta quinta-feira, no cemitério municipal do Cuito, província do Bié.
A também ex-professora foi homenageada por diversas personalidades governamentais e não só, com realce para o governador do Bié, Pereira Alfredo, os antigos governadores desta região Álvaro Manuel de Boavida Neto e Cândida Celeste, membros do Bureau Político e do Comité Central do MPLA, deputados, membros do Governo e sociedade civil.
Entre as mensagens, destaca-se da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, da presidente da Associação Pana-Africana das Mulheres, Luzia Inglês, do Grupo Parlamentar do MPLA, da OMA, da Delegação do Interior do Bié, grupo de deputados residentes e distintas associações.
Todas as mensagens enalteceram o contributo de Amélia Calumbo Quinta na defesa da Pátria angolana, conquista da paz e do bem-estar das populações desta parcela do país.
De 71 anos de idade, Amélia Calumbo Quinta foi deputada durante dez anos, exerceu ainda o cargo de secretária provincial da OMA no Bié e foi membro do Bureau Político do MPLA. Deixa viúvo, filhos, netos e bisnetos.JEC/PLB