Sumbe - A directora do gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género na província do Cuanza Sul, Cândida Dias dos Santos, defendeu, esta sexta-feria, no Sumbe, a necessidade da valorizar e protecção da pessoa idosa.
A responsável falava no acto provincial do Dia Nacional da Pessoa Idosa, que se assinala a 30 do corrente mês, sob o lema “ Protecçao social , garantia de envelhecimento saudavel “.
Na ocasião, destacou o papel essencial das famílias no cuidado e protecção dos idosos, bem como na garantia dos seus direitos especialmente, por serem pessoas vulneráveis.
A directora realçou que o envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida e os idosos devem ser vistos como protagonistas e partícipes da vida activa na sociedade.
Disse que a terceira idade precisa que sejam respeitados os seus direitos físicos, emocionais e espirituais, pois carecem de muita atenção.
Assegurou que a instituição vai continuar a trabalhar com as famílias, visando a recuperação dos valores morais e cívicos, por via da valorização aos idosos.
Antes do evento, os idososo visitaram as instalações da Televisão Pública de Angola (TPA) e do Comando da Polícia Nacional na província do Cuanza-Sul, seguido de um almoço de confraternização e distribuição de brindes.
A Idosa Beatriz Daniel, de 80 anos de idade, proveniente do município do Mussende, disse estar congratulada com o governo pelo momento de confraternização.
A província controla 23 mil 656, entre abandonados e os que estão nos centros.
A efeméride foi instituída para destacar a importância da sua contribuição para a sociedade, bem como consciencializar para oportunidades e desafios do envelhecimento no nosso tempo.SN/LC/ALH