Responsável destaca leitura como mentora da intelectualidade do cidadão

     Sociedade           
  • Malanje     Sexta, 01 Julho De 2022    18h09  
Directora da Biblioteca provincial de Malanje, Ema Massunga
Directora da Biblioteca provincial de Malanje, Ema Massunga
Nelson Costa

Malanje- A directora da Biblioteca Provincial de Malanje, Ema Massunga, considerou hoje, a leitura como um instrumento mentor da intelectualidade do cidadão, devido a influência que ela joga na educação, formação e aquisição de conhecimentos das pessoas.

Sem a leitura, de acordo com a responsável, o indivíduo tem enormes dificuldades de desenvolver inteligência, pelo que apelou os cidadãos, sobretudo adolescentes e jovens a cultivar o hábito por essa prática.

A responsável fez essa apreciação em entrevista à ANGOP, por ocasião do dia mundial das Bibliotecas, que hoje (1 de Julho), se assinala, tendo acrescentado que com cidadãos leitores, a sociedade se desenvolve no domínio académico e consequentemente económico e social.

Por outro lado, Ema Massunga apelou aos utentes da Biblioteca Provincial no sentido de se absterem de furtos de livros e vandalização do espaço, sob pena de prejudicarem os demais leitores.

Fez saber igualmente que a província conta com a primeira Biblioteca Municipal de Kiwaba Nzoji, enquanto que outra do município de Cahombo, está em fase de apetrechamento e deverá entrar em funcionamento provavelmente ainda este ano.

Com estas, Malanje contará com três Bibliotecas públicas, número que considerou ainda insuficiente para atender a demanda da população, mas esforços vêm sendo desenvolvidos no sentido de se abrir instituições bibliotecárias em mais municípios.

Actualmente a Biblioteca Provincial dispõe de 4 mil 364 livros, sendo os académicos dos cursos superiores e médios de pedagogia, enfermagem, medicina e científicos que ajudam na elaboração de trabalhos de monografia, os mais procurados.

A instituição recebe em média mil e 200 leitores/mês.
O dia mundial das Bibliotecas comemora-se a 1 de Julho, com objectivos de enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas, de acordo com um Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.





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