Dundo - A directora do Gabinete da Acção Social na Lunda Norte, Odeth Fernandes, aconselhou as mulheres angolanas a continuarem a apostar na formação acadêmica e profissional, para assegurar a sua participação no desenvolvimento do país e o alcance da paridade do género.
A responsável fez este apelo durante o acto provincial do Dia da Mulher Africana, sublinhando que o Estado angolano tem estado a implementar medidas que visam a promoção de políticas públicas de apoio ao desenvolvimento e inclusão social e económica das mulheres.
Segundo Odeth Fernandes, é necessário que as mulheres se capacitem e estejam preparadas tecnicamente, para que as estarem à altura dos actuais desafios sociais, económicos e políticos.
Acrescentou que a oportunidade de igualmente, ao nível do gênero , deve ser encarada pelas mulheres como um desafio para o reforço da sua emancipação e empoderamento.
Por outro lado, apelou as mulheres a aproveitarem as políticas de promoção do empreendedorismo , para a criação dos seus próprios negócios e da auto-dependência financeira.
Exortou as vítimas de violência doméstica a denunciarem os autores, ajudando as autoridades no combate deste fenómeno.
Celebra-se o Dia da Mulher Africana desde 1962, no sentido de incentivar a criação de ambientes que propiciem a harmonia e a atenção às senhoras.
A instituição da data ocorreu na Conferência das Mulheres Africanas, em Dar-es-Salam (Tanzânia) e tem como um dos principais objectivos o empoderamento da mulher africana a vários níveis e estratos políticos, sociais, culturais e outros. HD