Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Reposto fornecimento regular de energia no Hospital do Cuemba 

     Sociedade              
  • Bié • Domingo, 01 Dezembro de 2024 | 06h52
Município do Cuemba, província do Bié com novo sistema de electrificação
Município do Cuemba, província do Bié com novo sistema de electrificação
Cedida

Cuemba - O fornecimento regular de energia eléctrica no Hospital Municipal do Cuemba, província do Bié, foi resposto, com a aquisição de um gerador de 100 kva, em função da avaria, desde o passado dia 15, do grupo de geradores da sede do município.

Antes, o hospital, com capacidade para mais de 70 camas, era abastecido, com restrições, pelo antigo gerador, com capacidade de 45 kva.

Adquirido no âmbito das acções da Direção da unidade hospitalar, o novo equipamento foi entregue este sábado pela governadora do Bié, Celeste Adolfo, no final da sua jornada de trabalho de um dia no município do Cuemba, cuja sede dista a 164 quilómetros a leste do centro da cidade do Cuito.

O director da instituição, Arnaldo Miguel, fez saber que a medida vai garantir o normal funcionamento e de forma integral dos serviços prestados, com realce para os da Morgue e de conservação dos restantes e demais componentes medicamentosos.

No início da sua jornada de trabalho no município do Cuemba, a segunda vez desde a sua nomeação em Julho último, a governadora procedeu à entrega, na sede, de kits profissionais diversos  à cooperativa dos ex-militares, camponeses e outras franjas da sociedade.

Os kits de corte e costura, pastelaria e culinária, agricultura, atados de fardos e produtos diversos para o comércio foram adquiridos no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Na sua agenda também procedeu à entrega da residência do novo procurador da República, David Chivinda, o único colocado, recentemente, no município do Cuemba.

De seguida rumou para a Comuna do Luando, que dista a 118 quilómetros da sede municipal, com o objectivo de radiografar a situação social e económica actual e avaliar as condições objectivas existentes para a efectivação de pretensão da sua elevação à categoria de município, no âmbito da Nova Política da divisão administrativa do país. 

Desabamento de pontecos quase compromete jornada no Luando 

O desabamento  dos pontecos sobre os rios Ngandu e Kassombo, ao longo da via que liga a sede municipal e a Comuna do Luando, numa distância de 118 quilómetros de estrada, na madrugada de sexta-feira, comprometeria a viagem para a deslocação da governadora da provincia  que visitou pela primeira vez a localidade que passará, a partir de Janeiro próximo, a município.

O desabamento dos referidos pontecos resultou das fortes chuva que se abatem na região, cortando, neste modo, a circulação entre as duas localidades.

Como alternativa, Celeste Adolfo e alguns membros da sua comitiva tiveram que fazer o transbordo para as motorizadas de duas rodas, percorrendo uma distância de 15 quilómetros.

A governante, que não se deixou intimidar pelos riscos de ser transportada num veículo motorizado, na ida e no regresso, num troço com inúmeros constrangimentos de circulação quis atingir a localidade para constatar "in loco" as condições  existentes para a efectivação do projecto da sua elevação ao nível municipal.

No local interagiu com a população, esclarecendo, entre outros assuntos, sobre as perspectivas do Governo, uma medida que, segundo a responsável, visa apenas promover o seu desenvolvimento.

No final entregou de bens diversos aos habitantes, com destaque para os insumos agrícolas, para incentivar os agricultores a aumentarem os níveis  de produção e produtividade. 

Em declarações à imprensa, fez um balanço satisfatório, apesar do percalço registado com o desabamento dos pontecos.

Disse que o Governo está a trabalhar com o Ministério das Obras Públicas, Ordenamento do Território e Urbanismo para a construção de 12 pontes, duas das quais serão sobre os rio Ngandu e Kassombo, para efectivar o plano na sua transformação em município.

O município do Cuemba tem uma extensão de 11 mil e 421 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 127 mil habitantes.

Possui quatro comunas, nomeadamente Munhango. Luando, Sachinemunha e a Sede. VKY/PLB





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+