Caxito – A reposição da nova ponte metálica sobre o rio Dande, hoje, quinta-feira, na localidade do Kirindo, província do Bengo, 30 anos depois, vai permitir o aumento das trocas comerciais na região, consideraram os seus habitantes.
A nova ponte tem duas faixas de rodagem, 52 metros de comprimento e 9 de largura, uma capacidade para suportar até 70 toneladas e substitui a anterior destruída em 1992.
A obra teve a duração de nove meses e ficou avaliada em cerca de 290 milhões de kwanzas, disse o director-geral do INEA, Henrique Victorino.
Com a entrada em funcionamento desta infraestrutura, fica facilitada a circulação de pessoas e bens nos bairros predominantemente agrícolas do Bula, Bispo, Capunga, Kissari e Surilo, que antes tinham que fazer a travessia do rio Dande de canoa.
A governadora da província, Mara Quiosa, ressaltou que a reposição da ponte demonstra a preocupação do Executivo em melhorar a qualidade de vida da população.
De acordo com a governante, com a colocação da nova ponte novos projectos poderão surgir na localidade do Kirindo
Laurinda Tchicombe, moradora do Kirindo, manifestou a sua satisfação pela nova infraestrutura e lembrou o risco de afogamento que muitas famílias enfrentaram ao atravessarem o rio.
Vasco Manuel, agricultor, destacou a facilidade que terá doravante no escoamento de produtos agrícolas.
A ponte sobre o rio Dande ficou inoperante cerca de 30 anos e o rio constituiu sempre um perigo para a comunidade da localidade devido a presença constante de jacarés.
A localidade do Kirindo dista cerca de quatro quilómetros da cidade de Caxito.