Lubango - Nove mil 848 engenhos explosivos não detonados foram removidos, no período de 26 de Junho a quatro de Julho do ano em curso, pelo Centro Nacional de Desminagem na Huíla (CND), num antigo paiol abandonado, na comuna da Palanca, no município da Humpata.
A informação foi avançada à ANGOP, no Lubango, pelo o porta-voz do Centro Nacional de Desminagem na Huíla, Fernando Katiavala, afirmando que o processo teve inicio a 26 de Julho, após uma denúncia, está concluído.
Destacou que dos engenhos explosivos escavados e removidos constam mil 101 minas anti-pessoal do tipo PPMI-SR11 da antiga Checoslováquia e com um alcance letal de 20 metros e funciona tanto a pressão, por fio de tropeço ou a comando.
Estão, igualmente, mil 307 bombas de diversos diâmetros entre 60 a 85mm e granadas de mão do tipo F1, sete mil 427 munições de alto e baixo calibre, 13 armas do tipo AKM em estado obsoleto, numa operação que envolveu 10 técnicos do CND-Huíla.
Segundo a fonte, no período foram sensibilizadas, na localidade, 306 pessoas, entre adultos e crianças, no âmbito da actividade de Educação e Prevenção sobre Riscos de Minas.
Apesar de a área estar livre de minas, o entrevistado alertou que “todo o cuidado é pouco”, pelo que apela à população a evitar manusear objectos estranhos. BP/MS