Lubango - Seiscentos e 31 engenhos explosivos não detonados foram removidos, na quinta-feira, num antigo paiol abandonado situado na comuna da Palanca, município da Humpata, pelo Centro Nacional de Desminagem na Huíla.
Desde a altura da denúncia, na terça-feira, elevou-se para 694 a quantidade de engenhos explosivos não detonados encontrados soterrados no perímetro, com realce para 162 minas anti-pessoais do tipo OZM4.
Foram ainda encontrados 15 bombas de morteiro de 85mm, 22 de morteiro de 82 milímetros 27 de morteiro de 60 milímetros, seis granadas de mão do tipo F1 e 462 munições de diverso calibre.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, no Lubango, o porta-voz do Centro Nacional de Desminagem da Huíla, Fernando Katyavala, afirmou que o trabalho continua para a verificação e certificação da área como livre de minas.
Explicou que os engenhos serão destruídos, em obediência ao tratado de Ottawa sobre a erradicação das minas terrestres.
Destacou que neste período no âmbito da Educação e Prevenção do Risco de Minas, foram sensibilizadas 43 pessoas entre adultos e crianças que residem nas imediações do antigo paiol, arredores do polígono florestal da Palanca, município da Humpata. BP/MS