Lubango – Pelo menos 13 engenhos explosivos não detonados foram removidos, nos arredores de residências e lavras, do bairro da Mapunda e na comuna da Arimba, no município do Lubango, província da Huíla, pelo Centro de Nacional de Desminagem(CND).
Trata-se de dez projécteis de 75 milímetros, duas de 100 e uma de 122 que foram localizadas pelos populares, no dia seis do mês em curso, que prontamente comunicaram às autoridades policiais, segundo o porta-voz em exercício da CND/Huíla, Fernando Katyavala.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, Fernando Katyavala realçou que tão logo foram comunicados sobre a existência desses engenhos, naquelas áreas que, no passado, foram militarizadas e detinham paiol, a equipa prontamente fez ao local para a remoção dos mesmos.
Salientou que na sequência, no âmbito da actividade de Educação e Prevenção do Risco de Minas foram sensibilizadas, no mesmo bairro, 32 pessoas, entre as quais, 12 adultos e 20 crianças.
Fernando Katyavala apelou a população, a continuar a informar as autoridades policiais e tradicionais mais próximas, quando se depararem com engenhos explosivos. BP/MS