Luanda - A bispa da Igreja Anglicana em Angola, Filomena Teta, defendeu nesta sexta-feira, em Luanda, a inclusão dos idosos em projectos sociais que visam resgatar os valores morais, éticos e culturais dos angolanos.
Os projectos devem propiciar a pesquisa sobre a cultura e normas familiares, por formas a promover encontros inter-geracionais.
A religiosa falava à ANGOP a propósito do Dia Nacional do Idoso (30 de Novembro), a ser assinalado no sábado, sob o lema "envelhecer com dignidade".
"É importante oferecer apoio de formas a incentivar que os avós tenham literacia digital e os netos valorizem as normas da boa convivência familiar e social”, referiu
Nesta óptica, Filomena Teta considerou importante o fortalecimento dos laços familiares e comunitários, de modo que os avós possam desempenhar um papel de guardião moral da sociedade.
O Dia do Idoso em Angola foi constituído ao abrigo do Decreto-Executivo nº 1/05 de 10 de Janeiro, do Conselho de Ministros.
A data constitui uma oportunidade para destacar a importância da sua contribuição para a sociedade, bem como consciencializar sobre as oportunidades e desafios do envelhecimento. AB/OHA