Dundo - As administrações municipais da região Leste de Angola vão aproveitar a 4 edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA) para atrair investidores nos sectores da agricultura, turismo, indústria e hotelaria, visando maior rentabilidade das potencialidades económicas que dispõem.
A região leste de Angola tem 23 municípios, sendo Lunda Norte com 10, Lunda Sul (4) e Moxico (9).
A pretensão foi manifestada esta sexta-feira pelo vice-governador para o sector social, político e económico da Lunda Norte, Frederico Barroso, na cerimónia de lançamento da promoção e divulgação do evento, a decorrer na cidade do Lubango, província da Huíla, de 10 a 13 de Agosto próximo.
Segundo o responsável, os 23 municípios das três províncias do leste (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), dispõem de potencialidades económicas e/ou de negócios que precisam ser bem exploradas e serão expostas na Feira.
Para Frederico Barroso, é preciso um maior investimento público e privado no interior, com vista a promoção do bem-estar das populações e o combate às assimetrias regionais.
As acções de promoção e divulgação da FMCA têm como objectivo intensificar a sua disseminação, através dos diversos meios de comunicação social e plataformas digitais e encontros em todo o País.
Para o efeito, estão definidas três regiões que vão acolher os encontros, Leste (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico); Norte (Zaire, Cabinda e Uíge); Centro (Huambo, Bié e Cuanza Sul) e (Malanje, Cuanza Norte, Bengo).
Sob o já tradicional lema "A Vida faz-se nos Municípios", a Feira dos Municípios e Cidades de Angola vai reunir no Estádio da Nossa Senhora do Monte, exposições das 164 administrações municipais, Ministérios, Institutos Públicos, Empresas Públicas, entidades reguladoras, Empresas Privadas, startups, representantes das Organizações da Sociedade Civil, entre outras entidades.
A edição anterior realizou-se em Benguela, em 2018, com o lema "A Vida Faz-Se Nos Municípios”. JVL/HD