Saurimo- Os membros do governo da Lunda-Sul, reunidos na 11ª sessão ordinária em Saurimo, recomendaram (quarta-feira) , a conclusão das obras da escola de sete salas de aulas na aldeia do Mombo, município de Saurimo, enquadrada no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
Trata-se de uma empreitada parasalida no final de 2023, com uma execução física na ordem de 75 porcento, segundo consta no comunicado final da reunião ordinária orientada pelo governador da Lunda-Sul, Daniel Neto.
No total, o município de Saurimo inscreveu 32 projectos ligados a Educação, Saúde, vias de comunicação, saneamento básico, água e energia, na carteira do PIIM, com um valor global avaliado em 4,5 mil milhões de kwanzas, dos quais Kz 2,3 mil milhões já desembolsados.
Dos projectos já concluídos, desta-se quatro unidades sanitárias, 11 escolas, um edifício administrativo autárquico, sete sistemas de água potável, requalificação do tapete asfáltico do centro urbano de Saurimo.
Durante a reunião, os membros recomendaram igualmente as administrações municipais a imprimirem novas dinâmicas , visando o aumento da arrecadação de receitas, para sustentar, sem sobressaltos, a execução de projectos de iniciativa local.
A reparação dos sistemas de água inoperantes ,actualização do banco de dados das autoridades tradicionais, ajustes nas acções programadas no âmbito do Programa Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza, constam das recomendações da reunião.
No quadro da nova configuração do município, face à nova divisão administrativa recentemente aprovada, a reunião recomendou aos órgãos competentes no sentido de aprimorar e providenciar mecanismos de organização interna para a transferência de poderes de gestão e preenchimento de quadros.
Durante reunião os membros do governo analisaram a situação social, político e económico de Saurimo, execução do programa de combate a fome e a pobreza, projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e as obras do sistema de água.
Os membros foram informados sobre os projectos aprovados no Orçamento Geral do Estado (OGE/2025).JW/HD