Cuito – Mais de 191 metros cúbicos de lixo foram recolhidos durante o ano de 2024 na província do Bié, pelos serviços básicos das administrações municipais e empresas que prestam serviços de saneamento básico.
Em relação ao igual período anterior, registou-se um aumento de mais de quatro mil metros cúbicos de resíduos sólidos.
Os dados foram avançados pela directora provincial do ambiente, gestão de resíduos sólidos e serviços comunitários do Bié, Josefina Massoxi, no âmbito do encerramento da III edição da quadra festiva mais limpa e saudável, decorrida hoje, com uma campanha de limpeza na escola 1º de Maio, na cidade do Cuito.
No mesmo período, acrescentou, mais de 86 mil pessoas (mais seis mil) foram elucidados sobre a preservação do meio ambiente, isto é, ensiná-los de como queimar ou enterrar o lixo, eliminar águas paradas entre outros aspectos.
A directora entende ainda que a melhoria do saneamento básico nas cidades, vilas e embalas vai exigir ainda mais a participação de todas forças da província, em função do aumento de municípios de nove para 19, fruto da nova Divisão Político-Administrativa.
Para tal, convidou as igrejas, associações não governamentais e partidárias e autoridades tradicionais a continuarem a sensibilizar as comunidades sobre a importância de cuidar o habitat natural.
A província do Bié tem aproximadamente dois milhões de habitantes. BAN/PLB