Luanda - Cerca de 300 jovens angolanos residentes na diáspora participam, desde segunda-feira, em Luanda, no primeiro encontro nacional com as comunidades, que decorre sob o lema "Angola, o país real no contexto político, económico e social".
O evento, uma iniciativa da Associação Movimento Nacional Angola Real (MONAAR) e do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas (GEAE) dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, serve para partilha de conhecimentos, tendo em vista o desenvolvimento de actividades que visam contribuir para o bem-estar dos cidadãos.
De acordo com o director do GEAE, Norberto Garcia, o objectivo é ajudar a identificar os problemas, apresentar soluções e criar um quadro de articulação operacional para que o país progrida.
Os esforços do Executivo, referiu, demonstram a vontade e disposição em concretizar, também, o sonho dos angolanos que vivem na diáspora, com uma série de instrumentos económicos e financeiros à disposição.
Na ocasião, o vice-presidente do MONAAR, Mateus Sebastião, esclareceu que a organização desenvolve um amplo projecto, cujo propósito é mostrar tudo quanto se tem para a construção de uma Angola nova e próspera.
O programa de investigação científica produzido pelo MONAAR, prosseguiu, permitiu constatar que a política adoptada pelo Executivo, no sector da economia, tem alcançado progressos significativos, com a potencialização do empresariado nacional, privilegiando a produção interna de bens de amplo consumo.
Em relação ao sector da agricultura, ressaltou Mateus Sebastião, a constatação que se faz é a de que houve avanços significativos que potenciam o sector industrial, transforma o país e estimula o desenvolvimento de outros sectores da economia, gerando novos empregos para a população jovem.
A representante do governador da província de Luanda no evento, Tatiana Morais, referiu que a análise do país no contexto político, económico e social convida os jovens a reflectirem sobre o contributo que cada angolano, de forma individual ou colectiva, pode e deve dar para o desenvolvimento harmonioso do país. AB/OHA