Icolo e Bengo - A reabilitação dos 53 quilómetros do troço Catete/Maria Teresa, Estrada Nacional (EN)230, na província de Luanda, arrancou hoje, segunda-feira, com a assinatura do acto de consignação entre o governo e a empreiteira.
A empreitada a cargo da construtora nacional Carmon terá a duração de 18 meses e orçou ao Estado angolano, 27.780.522.252 de Kwanzas.
O troço terá duas faixas de rodagem com 3.5 metros de largura cada, dois de berma e vai beneficiar de iluminação pública, passeios e implementação de pórticos.
Para assegurar a reabilitação foram criados 320 postos de trabalho directos.
A EN 230 liga as províncias de Luanda, Cuanza Norte, Malanje e Lundas Norte e Sul.
Na ocasião, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, que orientou o acto, disse que o mesmo é de extrema importância por facilitar a circulação de pessoas e bens com o norte, centro e leste do país.
"Tenho a certeza de que a melhoria da estrada trará alívio e conforto aos autonobilistas", referiu o governante.
Por seu turno, o governador de Luanda, Manuel Homem, disse que é um momento de alegria, 15 anos depois da sua primeira intervenção, há muito esperada pela população e autonobilistas.
Afirmou que todo apoio por parte do governo provincial está assegurado, aí onde haver necessidade, por forma a não existirem constrangimentos.
A EN230 é uma via de movimento intenso no transporte de mercadorias, pessoas e bens a nível do Norte do país. CLAU/AJQ