Cabinda – Novecentos milhões de kwanzas serão aplicados pelo Governo da Província de Cabinda, para a reabilitação do sistema de captação, tratamento e destruição de água potável do município do Buco-Zau.
Trata-se de uma infra-estrutura localizada na aldeia de Cuidado, que dista a cerca de sete quilómetros da vida do Buco-Zau.
Financiadas pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI), no âmbito de uma linha de financiamento denominada (BAI-FICA), as obras deste empreendimento irão beneficiar perto de 24 mil famílias.
Em declarações hoje à imprensa, após o acto de consignação da empreitada, o secretário provincial de energia e águas, Rafael Paca, disse que as obras a cargo das empresas CABIMARKET-Angola e ITEBOL, terão a duração de um ano.
Consistirão no alargamento da rede de adução para uma extensão de 5.4 quilómetros, interligando a antiga tubagem da vila do Buco-Zau, visando aumentar a capacidade de distribuição deste precioso líquido aos habitantes locais.
Explicou que o sistema de distribuição será suportado por um tanque com capacidade de armazenar 50 metros cúbicos de água, um projecto que contempla a edificação de 10 reservatórios com a capacidade de conservar 10 metros cúbicos de água/hora.
A fonte disse que será construída uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) a partir do rio Lukukutu, com a capacidade de bombear 100 metros cúbicos de água por hora.
O actual sistema de água da vila do Buco-Zau tem uma capacidade de 35 metros cúbicos por hora e um reservatório de 900 metros cúbicos. ING/JFC/JL