Soyo – Dezassete milhões e 78 mil dólares estão a ser aplicados desde Julho do ano passado na reabilitação das principais vias urbanas da cidade do Soyo, província do Zaire.
O montante faz parte dos 86 milhões de dólares da linha de financiamento do Reino da Espanha, disponibilizados para a província do Zaire para a construção e reabilitação de infra-estruturas sociais nos domínios da educação, saúde, habitação e vias de comunicação.
De acordo com o administrador municipal adjunto do Soyo para a área técnica e infra-estruturas, Adelino Nkai, dois dos quatro quilómetros de estradas previstos para a cidade do Soyo começam a receber o tapete asfáltico nos próximos dias.
Explicou que serão asfaltadas as ruas que ligam a escola primária do Soyo à zona de ponto final, no bairro Nona, bem como a que une a rotunda da antiga central eléctrica ao antigo mercado municipal, passando pela rua Velho Rufino.
“Já estão concluídos os trabalhos de construção de passeis e redes técnicas para o escoamento de águas residuais e pluviais, faltando apenas a aplicação do asfalto”, explicou.
Em relação a rua que liga os bairros Kintambi e Kimpondo, a fonte disse que decorrem os trabalhos de construção de passagens hidráulicas e valas de drenagem para o escoamento das águas pluviais.
Acrescentou que após a conclusão das empreitadas acima referenciadas, começam as obras da rua que passa pelo lado lateral esquerdo do aeroporto Comandante Ndozi até ao supermercado Bem-barato, passando pelo bairro FAPA e pela pracinha de maruvo do Kikudo.
Importa referir que a primeira fase de reabilitação das vias urbanas das seis sedes municipais da província do Zaire foi lançada em 2014 e permitiu, em três anos, o asfaltamento de 25 quilómetros de ruas de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Tomboco, Nzeto e Nóqui.