Benguela - As autoridades da província de Benguela estão apostadas na reabilitação das vias de acesso no interior, com vista a melhorar o escoamento de produtos do campo para a cidade, soube a ANGOP.
O escoamento de produtos do campo para a cidade é o processo de transporte e venda de produtos produzidos no campo, e pode trazer benefícios, como melhorar as condições de vida das populações e reduzir os preços dos produtos.
O anúncio foi feito pelo primeiro secretário provincial do MPLA em Benguela, Manuel Nunes Júnior, quando intervinha no acto das comemorações do 63° aniversário da fundação da Organização da Mulher Angolana (OMA), assinalado na sexta-feira, 10.
Segundo Manuel Nunes Júnior, o Executivo, ao nível da província vai continuar a trabalhar para a melhoria das vias de acesso, para permitir a circulação de pessoas e bens, sobretudo o escoamento de produtos agrícolas do campo para a cidade e vice-versa.
Na prática, o primeiro secretário afiança que é importante prestar uma atenção muito especial à mulher rural, nomeadamente nos municípios do interior da província de Benguela.
É que, de acordo com o político, as mulheres rurais são responsáveis não só pela produção, como também pelo processamento de grande parte dos produtos alimentares que toda a população consome.
"As mulheres rurais são a espinha dorsal das comunidades (...). Cuidam da família", salientou o responsável.
A título de exemplo, sublinhou a produção de milho, tomate e ginguba nas comunas do Cubal do Lumbo, do Passe e da Chila, sendo que esta última, por sua vez, ascendeu à categoria de município este mês, no quadro da nova Divisão Político Administrativa.
Rendido ao potencial do município do Bocoio, Manuel Nunes Júnior destaca a produção do ananás em grande escala na comuna do Monte Belo.
"Tudo isso constitui o potencial agrícola desta região do Bocoio, terra da mulher Vasisanje, que nos enche de muito orgulho e nos dá confiança de um futuro melhor", enfatizou, concluindo ser aposta do governo uma cada vez maior inclusão das mulheres na vida económica, social e politica da provincia de Benguela. JH/CRB