Uíge - A circulação rodoviária entre os municípios da Damba e de Maquela do Zombo, EN 140, na província do Uíge, poderá ficar interditada, nos próximos tempos, devido à progressão de ravinas ao longo dessa via.
Nos últimos meses, surgiram ao longo desta estrada 11 ravinas quatro destas ameaçam cortar a via, se não forem intervencionadas o mais breve possível.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal de Maquela do Zombo, Samalando Muginga, admitiu ser preocupante o avanço das ravinas ao longo da estrada, situação que dificulta a circulação normal de viaturas e pessoas.
Reconheceu que o estancamento das referidas ravinas transcende a capacidade financeira da Administração Municipal local.
Para minimizar a situação, disse que as autoridades locais têm feito trabalhos paliativos, como a plantação de bambus, sinalização das ravinas e desvios dos traçados.
A província do Uíge conta com mais de 80 ravinas catalogadas pelo Gabinete de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, instaladas nos municípios de Sanza-Pombo, Damba, Maquela do Zombo, Buengas e Quimbele. NM/JAR