Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ravina na EN180 poderá isolar Moxico do resto do país 

     Sociedade              
  • Moxico • Quarta, 22 Janeiro de 2025 | 13h49
Progressão de ravina na província do Uíge (ilustração)
Progressão de ravina na província do Uíge (ilustração)
Domingos Nicolau

Luena – A província do Moxico corre o risco de ficar isolada do resto do país devido a progressão de uma ravina em direcção à Estrada Nacional (EN/180), no município de Camanongue, principal via de comunicação do Moxico com o resto do país.

A referida ravina, localizada entre os bairros Sapalo e Calei, na vila do Camanongue, está a 100 metros lineares da EN180.

Em progresso há já algum tempo, o projecto para o seu estancamento foi inscrito, em 2019, no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com um valor orçmental de 98 milhões de kwanzas, não tendo, no entanto, sido alocados.

O governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, esteve no local para constatar o nível de progressão da erosão e manifestou a sua preocupação.

Muangala disse que o Ministério das Obras Públicas já inseriu o projecto de estancamento no Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício econômico de 2025.

“Acreditamos que nos próximos meses a ravina poderá ser estancada ou intervencionada, dando sossego aos munícipes que têm as suas casas à beira da ravina”, tranquilizou a população do município de Camanongue, habitado por mais de 60 mil pessoas.

A administradora municipal, Irene Maquecha assegurou estar em preparação um espaço para que se possa realojar as 160 famílias que residem na zona de risco. MT/YD





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+