Huambo - Quinhentas crianças de vários bairros e aldeias do município do Huambo festejam, este sábado, no Natal inclusivo antecipado, numa iniciativa da Administração local, que serviu para promover a inclusão social.
A actividade, preenchida de um almoço de confraternização, distribuição de brinquedos e brincadeiras diversas, enquadra-se no âmbito do cumprimento dos 11 compromissos da criança, assumidos pelo Governo angolano, que visam garantir os direitos consagrados aos petizes, um dos quais o bem-estar.
Decorrida no pavilhão gimnodesportivo da zona Baixa da cidade do Huambo, com a duração de, aproximadamente, oito horas, a festa de Natal reuniu crianças confinadas em lares de acolhimento, de rua e filhos de funcionários da administração pública, com foco na socialização e inclusão.
Na ocasião, a administradora adjunta para área Social, Política e das Comunidades do município do Huambo, Marta Mendes Teixeira, disse que o evento serviu para celebrar o Natal com todos os menores, independentemente, da condição social e económica.
Informou que a iniciativa visou, igualmente, desincentivar a presença de menores de e nas ruas, através da reintegração familiar e em lares de acolhimentos, para melhor protecção social.
Adiantou que a Administração do município do Huambo reintegrou, este ano, 250 crianças que se encontram em estado de vulnerabilidade em áreas artérias da cidade.
Por isso, a responsável defendeu a necessidade das famílias redobrarem os cuidados com os menores, para evitar a fuga das crianças às ruas, por colocar em causa o seu desenvolvimento integral.
Adriana Maurício, em representação das demais crianças, considerou a festa de Natal inclusivo e solidário como um acto de amor ao próximo, que deve ser replicada todas as instituições públicas e privadas.
Solicitou o engajamento das famílias, da sociedade e Estado, em geral, na protecção da criação, em cumprimento dos 11 compromissos que os assegura. MLV/ALH