Icolo e Bengo – Dois mil e 750 habitantes das comunas da Quiminha e Cassoneca, no município do Icolo e Bengo, província de Luanda, beneficiaram esta segunda-feira, de energia eléctrica, através de grupos geradores de 500 e 250 kva, respectivamente.
Na Quiminha, a energia será estendida até a povoação de Lalama, enquanto em Cassoneca foi beneficiada população da aldeia Tonha Xiri, em resposta às preocupações apresentadas pelos locais, em encontros de auscultação.
“Solicitamos a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) e a resposta foi que demoraria mais algum tempo para fazer chegar a energia nestas localidades, pelo que, tivemos que nos organizar internamente, encontrar uma solução urgente e este é o resultado”, disse o administrador municipal, Nelson Funete, após pôr a funcionar o gerador.
Os moradores mostraram-se felizes com a chegada deste bem pós, desta forma, eleva-se também a sua qualidade de vida.
Emília Cardoso, moradora da Quiminha louvou a iniciativa da administração que, como diz, tem mostrado pragmatismo e celeridade na resolução dos problemas que afligem os moradores.
“Estou muito feliz porque a partir de hoje já poderei conservar perecíveis e beber água fresca”, disse sorridente a munícipe.
Segundo Joaquim Xavier, residente na aldeia de Tonha Xiri, doravante terá a primazia de ver pela televisão vários programas, com destaque para os noticiários.
“Agradecemos o empenho do administrador, tendentes a resolução dos problemas da falta de água, escolas, vias de acesso entre outras e encorajamos-lhe a prosseguir nessa senda”, reforçou o ancião.
Nos últimos dias, várias acções de melhoria das condições sociais dos munícipes têm sido realizadas, por via do projecto “Cimento, Tijolo e Tinta”, sob o lema “Eu amo Icolo e Bengo”, com a reconstrução de imóveis em mau estado técnico, construção de infra-estruturas e embelezamento de ruas.
De acordo com o administrador, com essas acções, pretende devolver uma imagem aprazível ao município, com destaque para a vila de Catete que se encontra com vários imóveis em estado avançado de degradação e proporcionar maior dignidade aos moradores. AJQ.