Menongue – Sete pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas em consequência de 27 mil 564 focos de queimadas, registadas na província do Cuando Cubango, de Abril a Agosto do ano em curso.
Os dados foram apresentados nesta sexta-feira, pela chefe do departamento de redução de riscos de desastres dos serviços de protecção civil e bombeiros do Cuando Cubango, subinspector bombeiro, Sofia Tchilulü, durante a palestra realizada aos estudantes da escola do primeiro ciclo “Tribuna do Povo”, no quadro do Dia Internacional para a Redução de Riscos de Desastres, que se assinala a 13 de Outubro.
Precisou que naquele período foram destruídas 16 residências de construção precárias e organismos privados do sector turístico, para além de vários hectares de vegetação, afectando negativamente a fauna e a flora, bem como potenciado a emissão de gases poluentes na atmosfera.
A responsável afirmou que as queimadas contribuíram para o surgimento de doenças do fórum respiratório e alteração do ciclo das águas, podendo provocar estiagem.
Aos petizes, a responsável informou que a data é celebrada com o objectivo de os países membros gizarem políticas viradas à mitigação do fenómeno, visando a atenuação dos seus efeitos negativos nas comunidades, sobretudo, aqueles que colocam em causa a vida, os bens e o ambiente. MSM/FF/PLB