Mbanza Kongo – Um aluno de 12 anos de idade morreu e outro ficou ferido quarta-feira, na comuna do Kinzau, município do Tomboco, província do Zaire, em consequência da queda do tecto de uma escola, provocada por fortes ventos.
Segundo o administrador da comuna do Kinzau, Francisco José, em declarações hoje à imprensa, o incidente ocorreu por volta das 16h no complexo escolar nº 108, localizado na aldeia do Kingombo, tendo vitimado mortalmente um aluno da 5ª classe, identificado por Pedro Mavungu.
De acordo com a fonte, tudo aconteceu quando os alunos se encontravam em sala de aula e de repente foram surpreendidos por ventos fortes acompanhados de chuvisco, que arrasaram parte do tecto dessa escola inacabada.
“Ao serem dispensados pelo professor devido à tempestade, a vítima foi atingida por uma chapa de zinco na cabeça causando-lhe ferimentos graves”, disse o administrador, frisando que após o sucedido o menor foi assistido num posto médico, mas acabou por sucumbir minutos depois.
A administração comunal lamenta o sucedido e promete apoiar o funeral do aluno.
Este é o primeiro caso do género que se regista na comuna do Kinzau, que dista a cerca de 94 km da sede municipal do Tomboco. JL