Luanda - Perto de quatro mil novos efectivos vão reforçar o Serviço de Protecção Civil e Bomeiros a nível do país, ainda neste ano.
A informação foi avançada esta quarta-feira, em Luanda, pelo director nacional de Educação Patriótica do SPCB, Comissário Bombeiro Daniel Janeiro Fernandes.
Ressaltou que o efectivo se encontra no campo de instrução há aproximadamente um ano e aguardam apenas pela data oficial para o encerramento do curso.
Ao falar à imprensa por ocasião da abertura da campanha de Educação Patriótica, numa iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), disse estarem a tratar neste momento por elementos técnicos e condicionantes ligados ao uniforme.
Sobre o evento, relatou ser uma prática recorrente de moralização de todos por via da Educação Patriótica, para que se tenha efectivos em prontidão para em primeiro lugar defender o juramento feito.
Por sua vez, o presidente do CNJ, Isaías Kalunga, salientou pretender-se, com esse acto, ter jovens bem formados para que possam ser exemplo do SPCB e de outros elementos que compõem o Ministério do Interior.
Disse estarem a trabalhar para visitarem os jovens colocados nos mais variados estabelecimentos de ensino em todos ramos do Ministério do Interior.
Apelou para que os futuros efectivos do SPCB venham a ser, de facto, os verdadeiros elementos de vanguarda, na defesa da soberania, do cidadão nacional e da integridade física de qualquer pessoa no território nacional.
Salientou que vão levar esse programa para as instituições do ensino médio e superior, para que os jovens saibam que pprimeiro evem ser patriotas exemplares. SJ/SEC