Malanje- Quadros das empresas nacionais de electricidade participam, desde segunda-feira (16), em Malanje, numa formação sobre gestão estratégica e desenvolvimento dos recursos humanos, visando a operacionalização e manutenção das barragens e outras fontes de produção de energia do país.
Trata-se de 432 técnicos de operações e manutenção de centrais da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), da Rede Nacional de Transporte (RNT) e da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL), das dezoito províncias de Angola.
Com duração de três meses, a formação está a decorrer no aproveitamento hidroeléctrico de Laúca, município de Cacuso, numa promoção das Empresas Angolanas Membros da Associação das Empresas de Electricidade de África (ASEA) e está a ser ministrada por especialistas da Nigéria, Zâmbia e Ghana.
O Presidente do Conselho de administração da PRODEL, Pedro Afonso considerou que com este curso, pretende-se munir os técnicos angolanos de matérias ligadas a manutenção e operacionalização das centrais de energia eléctrica.
Por outro lado, precisou que Angola vem ganhando espaço na produção de energia a nível de África, com uma capacidade instalada de 6,3 Gigawatts, dos quais apenas um terço é consumido, daí a necessidade de exploração deste recurso, para além da implementação de centrais térmicas e foto-voltaicas.
Durante o curso serão ministradas matérias relacionadas com a gestão de carreiras e sucessão nas organizações, operação e manutenção da central diesel, operação e manutenção, análises e vibrações, regulador de tensão, estudos das avaliações de infiltração e drenagem, diagnóstico e detenção de avarias, manutenção de redes, operação e protecção no sistema de energia, entre outras.RM/NC/PBC