Luena - Os estudantes do Instituto Politécnico de Administração e Gestão (IPAG) do Moxico foram aconselhados a absterem-se do consumo de drogas, por serem nocivas à saúde mental e contribuir no insucesso escolar.
O apelo foi feito pelo psicólogo e docente universitário Dercio Mateus, quando discertava sobre "a relação das drogas e as doenças mentais", direcionado aos jovens estudantes daquela instituição, numa iniciativa do Instituto Nacional de Luta contra as Drogas (INALUD).
Na ocasião, Dércio Mateus disse que entre os vários factores que concorrem para o consumo das drogas destacam-se o sentimento de baixo auto-estima e de insegurança quando estão inseridos em diferentes grupos.
Na ocasião, o responsável disse que o consumo das drogas torna as pessoas tóxicos-dependentes, destruindo a capacidade cognitiva, perdendo o nível de assimilação, bem como apresentando comportamentos agressivos .
"As drogas são perigosas, elas provocam demência, frustração, transtornos mentais, depressão e ansiedade, por isso devem ser evitadas", recomendou o responsável.
Por sua vez, o representante do INALUD no Moxico, Laurindo Efraim Firmino, explicou que a acção visou munir os jovens estudantes de conhecimentos sobre os perigos das drogas, de maneira a serem evitadas, para contribuírem no desenvolvimento sócio-económico do país.