Dundo - O secretário provincial do Partido de Renovação Social na Lunda Norte, Domingos Lote, reforçou esta segunda-feira, o apelo para a necessidade da população preservar os bens públicos, evitando actos de vandalização, que têm causado prejuízos avultados ao Estado.
O político fez este apelo durante o acto político de massa, que marcou a comemoração do 34º aniversário da fundação do partido, que hoje se assinala, sublinhando que a preservação dos bens públicos permite ao Executivo, projectar novas acções, sobretudo para as localidades que carecem de serviços sociais básicos, como a educação, saúde e água.
Apelou aos militantes do seu partido no sentido de se ajudarem os órgãos de defesa e segurança a combater a vandalização dos bens, através de denúncias.
“O Governo gasta dinheiros em vários projectos de impacto social, que visam a satisfação dos problemas da população, por isso é fundamental uma acção conjunta aos esforços do Governo de modos a se evitar a vandalização de bens públicos”, defendeu.
Por outro lado, o político defendeu a necessidade do governo local priorizar, no próximo Orçamento Geral do Estado, a conclusão das obras paralisadas, sobretudo aquelas ligadas aos sectores da Educação, Desportos, Saúde e Água.
Apelou também, a elevação do patriotismo e da cidadania por parte dos jovens angolanos, através da preservação da paz, reconciliação e unidade nacional, pressupostos fundamentais para o alcance do desenvolvimento sustentável.
O PRS foi fundado no dia 18 de Novembro de 1990, tendo participado nas primeiras eleições multipartidárias, em 1992, sob liderança de Rui Pereira, com 89.875 votos, o que lhe permitiu eleger seis deputados.
Em 2008, 2012, com Eduardo Kuangana, como presidente, conseguiu eleger oito e três deputados, respectivamente.
Benedito Daniel é o actual presidente do partido que na presente legislatura conta com dois deputados na Assembleia Nacional. JVL/HD