Luanda - As comunidades dos municípios do Kilamba-Kiaxi, Talatona e de Belas ganharam hoje, terça-feira, um centro de saúde, uma escola e um complexo escolar primário e do primeiro ciclo, contruidos e apetrechados no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios(PIIM), em actos orientados pela governadora provincial de Luanda, Ana Paula de Carvalho.
As obras, que custaram aos cofres do Estado cerca de 700 milhões de Kwanzas, vão contribuir para uma melhor assistência médica para 200 doentes por dia, no distrito do Golfe, no Kilamba Kiaxi, e a integração no sistema de ensino de mais mil e 500 crianças que estudavam em condições precárias e percorriam longas distâncias para ter acesso a educação nos distritos do Benfica (Talatona) e Cabombo (Belas).
O centro materno-infantil de referência está orçado em 175 milhões de kwanzas e conta com salas de parto, pre-natal, puericultura, pediatria, banco de urgência, laboratório, farmácia, sala de internamento com 32 camas, e outros gabinetes.
Já o complexo escolar primário e do primeiro ciclo 2054 denominado Sérgio Luther Rescova, no município de Belas, comtempla 12 salas de aulas, diversos gabinetes, um campo multiuso, e uma sala de informática com 30 computadores.
O complexo Sérgio Luther Rescova, em homenagem a um dos governadores de Luanda, tem matriculado para o presente ano lectivo 864 alunos, em dois períodos ( manhã e tarde) e custou 286 milhões de Kwanzas.
Por sua vez, a escola primária 9051, do município de Talatona, com sete salas, custou 110 milhões de Kwanzas.
Na ocasião, a governadora pediu aos populares maior vigilância de modos a cuidarem dos bens públicos para servir a actual comunidade e as futuras gerações.
Diante do aumento dos números de casos de Covid-19, a governante pediu aos citadinos para se vacinarem e cumprirem com as medidas de prevenção da doença, usando a mascara facial e a lavagem constante das mãos.
Acresentou que o Governo Provincial de Luanda (GPL) trabalha para aumentar o número de unidades sanitárias, bem como melhorar o saneamento básico.
Nas mensagens lidas pelos alunos e encarregados de educação ficou assente a ideia do compromisso de honrarem com a promessa de cuidarem das escolas, que consideraram como a segunda casa.
No município de Belas, o administrador local, Miguel de Almeida, disse que a inauguração do complexo escolar constitui uma mais- valia para a melhoria de condições da circunscrição e do seu desenvolvimento social.