Malanje- A conclusão do banco de urgência e o aumento do número de médicos no Hospital Regional de Malanje constam das recomendações deixadas pela Provedora de Justiça, Florbela Araújo, ao governo local, para a melhoria da assistência naquela unidade.
Florbela Araújo, que concluiu hoje, quarta-feira, uma jornada de trabalho de três dias à província de Malanje, disse ter constatado grande concentração de pacientes por falta de um banco de urgência capaz de albergar mais doentes, para além da escassez de médicos especialistas, situação que compromete a cabal assistência médica.
Outra recomendação está relacionada com a melhoria das instalações do Tribunal Provincial de Malanje, com vista a garantir dignidade aos funcionários, embora tenha reconhecido as dificuldades económicas que o país atravessa, decorrentes da conjuntura mundial.
Florbela Araújo manifestou-se ainda preocupada com as dificuldades com que alguns lares de acolhimento de menores da cidade de Malanje enfrentam, tendo solicitado a intervenção do governo local, para se reverter o quadro.
Entretanto, fez saber que o órgão que dirige perspectiva o reforço da cooperação com o Tribunal Provincial de Malanje e o Comité Provincial dos Direitos Humanos na defesa da legalidade.
No âmbito do seu programa de avaliação do funcionamento da Provedoria na província, Florbela Araújo trabalhou durante três dias em Malanje, onde reuniu com os órgãos que intervêm na administração da justiça, visitou estabelecimentos penitenciários, unidades hospitalares e lares de acolhimento de menores, bem como dissertou uma palestra sobre o Papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Direitos das Crianças. ACC/NC/PBC