Luanda - O processo de prova de vida dos pensionistas retoma esta segunda-feira em todo o país, estando abrangidos os nascidos em Maio, enquanto os demais poderão fazê-lo no mês do seu aniversário.
Esta informação foi prestada este domingo pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social, Anselmo Monteiro.
Fez saber que por conta da pandemia da Covid-19, o processo de prova de vida foi interrompido em Dezembro de 2021, estando agora acautelada a situação epidemiológica.
Anselmo Monteiro salientou que os pensionistas poderão se dirigir a todos os balcões de atendimento do INSS ao nível de país, levando a cópia do Bilhete de Identidade, enquanto os beneficiários de sobrevivência os documentos afins.
Conforme o responsável, num curto espaço de tempo poderão efectuar a prova de vida digital que permitirá os pensionistas sem mobilidade ou os que estiverem na diáspora, fazer o cadastro por via do seu telemóvel e a partir dai fazer a prova de vida.
"Há alguma inovação tecnológica e o aproximar cada vez mais da instituição aos cidadãos e aqueles que beneficiam das contribuições", disse.
Para tal, bastará aceder o site www.inns.gov.ao e a partir do aplicativo “mais inss” fazer o cadastro digital e das impressões biométricas, para na data de aniversário fazer a prova de vida a partir de casa ou onde estiver, com auxilio do telemóvel ou tablet.
O Instituto Nacional de Segurança Social controla mais de 170 mil pensionistas e alguns que beneficiam das prestações não contributivas em termo de sobrevivência, maternidade e aleitamento.
Hoje o mundo comemora o Dia da Segurança Social com objectivo de reflectir sobre o pilar da protecção social, que deve ser pública, solidária e universal, numa sociedade cada vez mais desigual.
A Segurança Social é a designação usada para o conjunto de regimes de protecção social.