Caxito – O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Bengo registou de Setembro a Novembro do ano corrente a inundação de 240 lavras e 209 residências afectadas pela chuva nos municípios do Bula Atumba, Nambuangongo, Dande e Pango Aluquém.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o porta-voz do Comando Provincial da Protecção Civil e Bombeiros do Bengo, Costa Ngunza, informou que famílias nos bairros Kirindo e Mussungo, no município do Dande, encontram-se isoladas devido à subida do caudal do rio Dande, na sequência da abertura das comportas da barragem das Mabubas.
Informou ainda que a situação de isolamento da população regista-se também nas duas aldeias Kiba e Muenga, na comuna do Kixico, município do Nambuangongo, devido ao desabamento de uma ponte sobre o rio "Casusulu" ocorrido em 2023, e com intensidade de chuvas na região resultou a inundação da via alternativa, causando dificuldades, na circulação das pessoas e bens.
Assegurou que seu órgão vai continuar a sensibilizar os munícipes da província do Bengo, com realce no Dande onde nos últimos anos se regista mais situações de inundações, desabamento de residências nos bairros periféricos da cidade de Caxito.
"Temos vindo a alertar as populações para não construírem ao longo da margem do rio do Dande e também em zonas de risco para evitar o perigo", disse Costa Ngunza.
Pediu a colaboração das comissões de moradores, autoridades tradicionais, entidades religiosas e associações juvenis no sentido de promover acções de aconselhamento das famílias nesta época chuvosa nas comunidades para o bem-estar da população. MD/CJ/PA