Lubango - Efectivos de Protecção Civil e Bombeiros na Huíla contam com um edifício requalificado e apetrechado, num investimento de 485 milhões de kwanzas.
A estrutura, remodelada no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), foi inaugurada, esta quinta-feira, pelo ministro do Interior, Manuel Homem.
A infra-estrutura, situada no Lubango, era um edifício inacabado da época colonial, cuja construção teve início em 1962 e ficaram paralisadas em 1977, em função da guerra civil e mesmo com isso serviu como quartel e sede do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da Huíla por 47 anos.
Para além da requalificação e apetrechamento foi, igualmente, ampliado, pois ganhou um terceiro piso e um novo anfiteatro, obras iniciadas em 2021.
Ao falar no acto, o ministro Manuel Homem garantiu ressaltou o compromisso do ministério de tutela com a formação contínua e com investimentos em equipamentos, que são fundamentais para uma actuação de forma mais eficaz.
“Reafirmamos o compromisso em cuidar cada vez mais da segurança pública. Que este CPCB seja um farol de esperança e um símbolo de força para todos nós”, reforçou.
Por sua vez, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, salientou que a reabilitação do espaço não apenas eleva a capacidade operacional dos Serviços de Bombeiros e Protecção Civil, mas também fortalece a segurança da população huilana.
Durante o evento, a Delegação do Ministério do Interior da Huíla homenageou o governador da província, efectivos do CPCB reformados e alguns envolvidos em missões complexas e "especiais" de resgate ao longo dos anos, com um diploma de reconhecimento.
Após a inauguração do CPCB da Huíla, o ministro fez a entrega de três novos meios, nomeadamente um pronto socorro pesado e outro ligeiro, assim como uma ambulância de suporte vital, que vêm reforçar o trabalho dos efetivos, na questão do combate aos incêndios, mitigação dos desastres naturais e outras emergências.
PN reforçada com meios de patrulhamento
Ainda nesta quinta-feira, o ministro Manuel Homem entregou 33 motorizadas à Polícia Nacional (PN) na Huíla, para reforçar os trabalhos de patrulhamento e operações de controlo, prevenção e combate à criminalidade.
Os meios fazem parte de um investimento do Governo da Huíla, uma prática recorrente nos últimos anos na quadra festiva.
Após a entrega dos meios, o ministro efectuou uma visita à Delegação Provincial do Ministério do Interior e reuniu-se com os membros dos conselhos consultivos da Delegação e do Comando Provincial da PN. EM/PLB