Luena- Dois planos urbanísticos da cidade do Luena, capital da província do Moxico, começam a ser implementados no 1º trimestre de 2025, para a auto-construção dirigida.
O anúncio foi feito esta sexta-feira, pelo administrador municipal do Luena, Bernardo Tchissola, sublinhando que os projectos serão implementados nos bairros KM5 e 4 de Fevereiro, a norte e leste da cidade, cujos trabalhos de projecção encontram-se em fase conclusiva.
Disse que os referidos planos visam combater o fenómeno de construção desordenada na circunscrição, bem como ocupação ilegal de terras, promovendo o alargamento e expansão da cidade do Luena.
Informou que há muito interesse dos cidadãos em adquirir parcelas de terras nas referidas zonas, acrescentando que a administração municipal já registou mais de mil solicitações, que começam a ser atendidas em 2025.
Além de contemplar a construção de residências, disse que os planos reservam espaços para a implementação de Infra-estruturas sociais, nomeadamente escolas, unidades sanitárias e superfícies comerciais.
Com mais de 460 mil habitantes, a cidade do Luena tem registado ocupação desenfreada de terrenos em lugares impróprios, sobretudo no extremo Oeste da urbe.TC/HD