Namacunde – As obras do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em Namacunde, província do Cunene, estão com um grau de execução física de 80 e financeira de 75 por cento, informou hoje, terça-feira, administradora local, Cristiana Nameomunu.
Namacunde foi contemplado com 19 projectos do PIIM, dos quais dois já inaugurados, a destacar uma escola primária de sete salas de aulas e um complexo residencial T6, para professores e enfermeiros, na localidade de Ohakayonde.
Dos 17 projectos em curso, incluem a construção de 24 quilómetros de terraplanagem e uma linha de distribuição de energia eléctrica, que liga as comunas de Namacunde e Chiedi.
Fazem parte ainda das obras, quatro escolas de sete salas de aulas cada, 10 residências T6 para professores enfermeiros e a escavação de reservatórios de água para a população e o gado, avaliados em 1,1 milhões Kwanzas.
Ao falar à ANGOP sobre o andamento das obras sociais do PIIM, em Namacunde, Cristiana Nameomunu disse que o ritmo de execução física e financeira das empreitadas indicam evolução para serem entregues em Junho deste ano.
Fez saber ainda que nos próximos dias vão inaugurar uma escola primária de sete salas de aulas, na localidade de Oikundo, e duas residências T6, em Omuhogo e Onashalama, para acomodar os alunos, professore e enfermeiros.
Cristiana Nameomunu informou que estão de forma permanente a acompanhar os trabalhos e incentivar os empreiteiros a cumprirem os prazos, no sentido de as obras em curso serem terminadas e entregues aos beneficiários.
Projectos do PIIM na província
O Cunene conta com 117 projectos consubstanciados na construção de escolas, unidades sanitárias, vias estruturantes, melhoria do saneamento básico, entre outros, avaliados em 18 mil milhões, 359 milhões, 580 mil e 382 kwanzas.
Dentre estes, já foram inaugurados 10, entre escolas, complexos residenciais para professores e enfermeiros, projecto de iluminação pública, aquisição de equipamento para saneamento básico e tractores para actividade agrícola.
As obras distribuídas pelos municípios do Cuvelai, Namacunde, Ombadja, Cuanhama, Cahama e Curoca representam uma execução física de 65, 25 por cento e financeira de 46,46 por cento.
Desde 2020, já foram aplicados oito mil milhões, 712 milhões, 809 mil e 420 kwanzas, na execução do plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) na província do Cunene.