Cuito - A implementação de vários programas levados a cabo pelo Executivo na província do Bié têm vindo a contribuir em grande medida na redução da pobreza e de mais inclusão social, destacou hoje, na cidade do Cuito, a coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político do MPLA desta região, Idalina Valente.
Falando no acto de encerramento da I sessão extraordinária do Comité Provincial do MPLA do Bié, Idalina Valente sublinhou que tais programas, materializados quer pelo Executivo quer pelo Governo da província, sobretudo do Combate à Pobreza, têm estado a melhorar os níveis de desenvolvimento socioeconómicos dos cidadãos locais.
Por este motivo, reiterou a aposta do MPLA em colocar os cidadãos como prioridade da agenda da governação, especialmente na resolução dos diferentes problemas que ainda afligem às populações.
Idalina Valente solicita, por isso, aos militantes do Bié a continuarem a manter o seu compromisso com o MPLA, como forma de garantir que a acção do partido se consolide por toda extensão territorial desta parcela do país e não só.
Defendeu ainda melhorias cada vez mais dos níveis de desempenho dos militantes locais, relativamente à sua actuação, em termos de comunicação e informação, entre as estruturas do partido, a todos os níveis, com o Governo da província e as administrações municipais.
O objectivo, segundo ela, é permitir que os militantes acompanhem as diferentes acções do Executivo, a favor das populações e transmitam a informação correcta aos cidadãos, referentes aos planos reais nas comunidades.
Na ocasião, o primeiro-secretário do MPLA do Bié, Pereira Alfredo, defendeu a necessidade dos militantes, amigos e simpatizantes desta organização política a apoiarem, cada vez mais, o partido na sua inserção na sociedade, mantendo a unidade e coesão interna.
Neste quesito, solicitou mais empenho da JMPLA e da OMA, intensificando as campanhas de mobilização e sensibilização, assim como traçando acções que atraiam e engajem novos militantes nestas organizações.
Acrescentou que, para o efeito, é urgente a retoma dos programas que já se foram desenvolvendo ao longo do tempo, nomeadamente “Onde Está o Meu Camadara”, “M em Movimento” e outros, para se dar seguimento da aproximação dos dirigentes com as estruturas de base.
Durante a reunião, os participantes elegerem o segundo secretário provincial do MPLA, Domingos Nilton Capama, com 146 votos a favor dos 185 membros, substituindo no cargo Anastácio Severino Sambowé, que foi eleito deputado pelo ciclo do Bié, nas eleições gerais de 23 de Agosto de 2022. JEC/PLB