Ondjiva – Oitenta furos de captação de água inoperantes nas províncias do Cunene, Huíla e Benguela serão reabilitados este ano, para reduzir os efeitos da seca nas comunidades.
Esta acção está Inserida no Projecto de Recuperação da Agricultura e Resiliência (ARP), que começou a ser implementado em 2019, com um financiamento de sete milhões 600 mil dólares, do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).
Ao falar, sexta-feira, no encontro regional sul de coordenação das actividades do ARP, a coordenadora adjunta do projecto, Maria Eugênia da Silva, disse que, para este último ano do programa, as atenções estarão viradas para a reabilitação dos 80 furos de água.
Referiu que este trabalho será urgente para colocar o mais rápido possível os equipamentos à disposição das populações de oito municípios do Cunene, da Huíla e de Benguela.
“Até aqui, os resultados obtidos com a execução do projecto, desde 2019, no capítulo da distribuição de insumos agrícolas, animais, capacitação técnica e construção de infra-estruturas básicas, são satisfatórios, pois foi possível recuperar os activos das famílias nas áreas de intervenção”, afirmou.
Por seu turno, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Cunene, Apolo Ndinoulenga, reconheceu a importância do projecto na sustentabilidade das famílias das províncias atingidas pela fome, devido à ausência das chuvas.