Cacuaco - O projecto Meu Absorvente Menstrual (MAMI), de iniciativa do Governo Provincial de Luanda, vai beneficiar mais de cinco mil jovens do sexo feminino de alguns Centros de Acolhimento e de famílias vulneráveis, em Luanda, até os próximos 12 meses, informou, segunda-feira, nessa cidade, a técnica do Gabinete de Acção Social desta estrutura administrativa, Maria Cristóvão.
O "MAMI" foi lançado há um mês e serve, segundo o Governo Provincial, para combater a "pobreza menstrual", uma realidade em voga nos meios suburbanos onde meninas sem recursos financeiros são obrigadas a recorrer a métodos alheios ao normal para conter o fluxo natural.
Em declarações à imprensa, na sequência de uma visita aos Centros de Acolhimento de Menores "A Terra do Amor, "Mamá Verónica" e a "Escola 4026" em Cacuaco, a responsável acrescentou que o stock do projecto congrega mais de 11 mil absorventes a serem distribuidos mediante o número de novas beneficiárias.
"O Governo Provincial de Luanda fez um levantamento antecipado de adolescentes em contexto de necessidade. Temos as condições criadas para responder as necessidades daquelas meninas que, por motivos alheios a sua vontade, não podem comprar este utensílio importante para a higiene da mulher", evocou.
Maria Cristóvão visitou os referidos centros acompanhada de uma equipa do seu gabinete. DIF/DJ/SEC