Huambo – O projecto de emprego e oportunidades para a juventude de Angola, da iniciativa do Executivo, foi levado à consulta pública, esta sexta-feira, na província do Huambo, pelo INEFOP.
Na ocasião, o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), António Pereira, disse que o Governo está engajado na promoção do projecto inclusivo juvenil de geração de empregos no país.
Referiu que a acção promovida pelo Governo, em parceria com o Banco Mundial, prioriza jovens em condições vulneráveis, deficientes físicos e com formação académica do ensino médio incompleta, de modo a terem acesso ao mercado de emprego.
O responsavel explicou que esta consulta pública serviu para recolher contribuições para a consolidação contextualizada do projecto definido para o período 2025 -2028 no país, com o proposito de reduzir a taxa de desemprego e o combate à discriminação laboral.
António Pereira disse ser necessário estratégia multi-sectorial para estimular a criação de novos empregos, que ajudem a constituir a economia e as perspectivas futuras com a contribuição de jovens com valências empreendedoras e a formação profissional dos mesmos .
Precisou que com esta dinamização social serão melhorados os níveis de produtividade dos jovens vulneráveis, apoiar a transição deste segmento para as oportunidades de rendimentos e a operacionalização do observatório do mercado do trabalho.
Por seu turno, o director do gabinete provincial do Desenvolvimento Económico na província do Huambo, Manuel Vitongue, disse que a região tem instituições funcionais para a formação técnico-profissional dos jovens em vários domínios, para permitir a sua inserção no mercado de emprego.
O responsável lembrou existência do Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC), em funcionamento desde Janeiro último, com a capacidade para 732 formandos/ano, a execução do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE) e o Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEIA). LT/JSV/ALH