Ondjiva - O projecto de electrificação do bairro de Omukumbuaimbi, cidade de Ondjiva, província do Cunene, em curso desde Setembro último, encontra-se a 60 porcento de execução física, com a conclusão da implantação dos postos de média tensão.
O projecto prevê a distribuição pela primeira vez de energia eléctrica a cerca de 250 famílias, o quartel militar da 61 Brigada das Forças Armadas Angolana, a unidade sanitária e a escola do II ciclo.
A informação foi prestada à ANGOP, esta sexta-feira, pelo agente de comunicação da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) no Cunene, Luís Capitango, referindo que o projecto com o prazo inicial de 52 dias, enquadra-se no âmbito de melhoria e expansão da rede.
Frisou que o mesmo teve algumas paralisações devido ao abastecimento do material, mas que já foram implantados postos de betão de media tensão, assim como a construção de um ramal de 30 KV.
"Com a chegada do Posto de Transformação de 250 kVA, pensamos instalar dentro desta semana, faltando apenas o cabo para estender os 700 metros da rede de média tensão", enfatizou.
O Centro de Distribuição do Cunene controla mais de 23 mil clientes.
Com uma potência de 59,115 megawatts, o sistema eléctrico da província do Cunene é interligado apenas nos municípios do Cuanhama e Namacunde, com energia produzida a partir da central térmica de Ondjiva.
Já em Ombadja, a energia é produzida através da central híbrida de Xangongo, com capacidade de cinco megawatts e a Cahama com um grupo gerador de 1030 kva.FI/LHE/SEC